Marinella Senatore Exposição individual

05 Jul 08 Set 2021 Cidade Tiradentes Exposição individual
Vista da instalação para o desfile da Dior, em julho de 2020. Foto: Alessandro Garofalo. Cortesia da artista e Dior.
Vista da instalação para o desfile da Dior, em julho de 2020. Foto: Alessandro Garofalo. Cortesia da artista e Dior.

Para a 34ª Bienal, Marinella Senatore (1977, Cava de' Tirreni, Itália) realiza uma grande instalação da série luminaries, resultado de trabalho de imersão e colaboração da artista com agentes da Cidade Tiradentes. Mais informações sobre local e data de abertura em breve.

Além disso, ela traz ao Brasil seu projeto nômade Escola de Dança Narrativa [The School of Narrative Dance], pela qual a comunidade local de Cidade Tiradentes pode participar de oficinas de movimento corporal com o coletivo londrino Esprit Concrete e da criação de uma obra performática colaborativa. Saiba mais sobre o processo aqui.

Com formação em música, artes visuais e cinema, Senatore é uma artista multidisciplinar cuja prática é marcada por pronunciada dimensão coletiva e participativa. Seu trabalho se desenvolve em linguagens e suportes variados, como colagem, performance, escultura, fotografia e vídeo, em que sua experiência pessoal autobiográfica é mesclada a narrativas coletivas compartilhadas. Com uma trajetória extensa, a artista já exibiu em instituições nos Estados Unidos, Israel, África do Sul, China, Equador e diversos países da Europa.

Saiba mais sobre a artista aqui.



Apoio international: Italian Council, Directorate-General for Contemporary Creativity, Italian Ministry of Culture

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+