Para a 34ª Bienal, Marinella Senatore (1977, Cava de' Tirreni, Itália) realiza uma grande instalação da série luminaries, resultado de trabalho de imersão e colaboração da artista com agentes da Cidade Tiradentes. Mais informações sobre local e data de abertura em breve.
Além disso, ela traz ao Brasil seu projeto nômade Escola de Dança Narrativa [The School of Narrative Dance], pela qual a comunidade local de Cidade Tiradentes pode participar de oficinas de movimento corporal com o coletivo londrino Esprit Concrete e da criação de uma obra performática colaborativa. Saiba mais sobre o processo aqui.
Com formação em música, artes visuais e cinema, Senatore é uma artista multidisciplinar cuja prática é marcada por pronunciada dimensão coletiva e participativa. Seu trabalho se desenvolve em linguagens e suportes variados, como colagem, performance, escultura, fotografia e vídeo, em que sua experiência pessoal autobiográfica é mesclada a narrativas coletivas compartilhadas. Com uma trajetória extensa, a artista já exibiu em instituições nos Estados Unidos, Israel, África do Sul, China, Equador e diversos países da Europa.
Saiba mais sobre a artista aqui.
Apoio international: Italian Council, Directorate-General for Contemporary Creativity, Italian Ministry of Culture
-
Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
-
Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).