Conversação sobre meteoritos: Miriam Della Posta de Azevedo e João Eduardo Fonseca Programação pública

27 Nov 2021 16:00 - 17:00 Pavilhão da Bienal
Vista do meteorito de Santa Luzia na 34ª Bienal de São Paulo. Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do meteorito de Santa Luzia na 34ª Bienal de São Paulo. Foto: Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Proposta pelas artistas Vânia Medeiros e Beatriz Cruz, a série Conversações é um dos eixos de ativação da obra deposição, de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter, que ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago a partir de de seus usos na Bienal. 

Neste encontro, Miriam Della Posta de Azevedo do Museu de Geociências - IGc/USP e João Eduardo Fonseca do Planetário Ibirapuera conversam sobre os fragmentos do meteorito Santa Luzia, presentes em cada uma das instituições e também em exibição na 34ª Bienal de São Paulo. O bate-papo articula questões em torno destes fragmentos de corpos celeste, sua história na terra e a importância da preservação e estudo deste tipo de peça.  

Desta conversação, participam:

  • Miriam Della Posta de Azevedo é bacharel em História (FFLCH-USP), mestre em Mineralogia Aplicada (IGc-USP) e mestre em Museologia (PPGMUS-USP). Atua no setor de acervo do Museu de Geociências da USP, desde 2005 e, atualmente, ocupa o cargo de chefe técnica.

  • Físico de formação, João Eduardo Fonseca é apaixonado por astronomia desde criança. Atualmente, é diretor do Planetário Ibirapuera, o primeiro aberto ao público do país e, que hoje, está sob gestão de Urbia Parques.

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+