Proposta pelas artistas Vânia Medeiros e Beatriz Cruz, a série Conversações é um dos eixos de ativação da obra deposição, de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter, que ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago a partir de de seus usos na Bienal.
Neste encontro, a roda articula questões como espaço urbano, arquitetura e memória a partir de um recorte sobre gênero e raça.
Desta conversação, participam:
- Nascida no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, Gabriela de Matos é arquiteta e urbanista afro-brasileira. Cria projetos multidisciplinares com o objetivo de promover e destacar a cultura arquitetônica e urbanística brasileira a partir das lentes de raça e gênero.
- Guilherme Soares Dias é jornalista, empreendedor e viajante. É responsável pela criação do site Guia Negro, plataforma de turismo e representatividade; idealizador da Caminhada São Paulo Negra; e autor do livro Dias pela Estrada. Guilherme também escreve roteiros de afroturismo e faz consultoria de diversidade para empresas.
-
Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
-
Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).