Proposta pelas artistas Vânia Medeiros e Beatriz Cruz, a série Conversações é um dos eixos de ativação da obra deposição, de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter, que ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago a partir de de seus usos na Bienal.
Neste encontro, a roda articula questões como o direito à moradia e à cultura, as violências do projeto neoliberal e o lugar da arte como plataforma de discussão na sociedade.
Desta conversação, participam:
- Baiana, mãe de 8 filhos, após viver em situação de rua durante anos como retirante na cidade de São Paulo, Carmen Silva se tornou líder de um dos mais importantes movimentos de moradia do Brasil, o Movimento dos Sem-Teto do Centro.
- Dedê Ferreira é artista plástico, produtor cultural, arte-educador e palhaço. É fundador e coordenador da Associação Comunidade Cultural Quilombaque, em Perus, Zona Norte de São Paulo.
- Rafael Ferro é ator e produtor cultural. É produtor da Cia Os Crespos de Teatro e do Grupo Redimunho de Investigação Teatral. É também colaborador ativista da Ocupação 9 de Julho/MSTC.
-
Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
-
Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).