A Bienal de São Paulo na escola

O projeto A Bienal de São Paulo na escola apresentou a Bienal a estudantes de escolas estaduais da capital, localizadas nos extremos da cidade: EE Regina Miranda Brant (Sul), bairro Engenheiro Marsilac; EE Claudirene Aparecida Jose da Silva (Sul), bairro Grajaú; e EE Brigadeiro Gavião Peixoto (Norte), bairro Perus. As escolas foram indicadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, levando em conta sua distância do Pavilhão da Bienal.

Cada escola recebeu a equipe da Bienal para encontros com estudantes do Ensino Fundamental ao Médio. Os encontros foram divididos em 5 momentos - Mobilização, Sondagem, Ampliação de Repertório, Síntese e Aplicação -, com uso da publicação educativa Primeiros Ensaios. Como recursos para o momento de Ampliação de Repertório foram produzidos dois vídeos, que são agora disponibilizados publicamente, como forma de ampliar o acesso a esse material. Com roteiro e edição realizados pela equipe da Bienal, a proposta dos vídeos foi apresentar a mostra de forma dinâmica, utilizando imagens de edições passadas e da 34ª Bienal. Os vídeos se estruturam em torno das perguntas: O que é uma Bienal? Como ela é realizada? O que os artistas fazem? Como as obras são feitas?

A última etapa dos encontros consistiu em imaginar uma exposição de autorretratos dos estudantes, realizados como parte do momento de Aplicação, e criar um título para a mostra, a partir de um exercício de escrita coletiva de palavras que surgiram ao longo dos encontros. Como conclusão desse processo, a equipe da Bienal desenvolveu um modelo 3D da exposição, que foi enviado às escolas.


O projeto teve o apoio do ProAC.

Confira abaixo os vídeos!





Os vídeos também estão disponíveis com audiodescrição!



Compartilhe
a- a a+