Faixa 19: Abel Rodríguez

22 Sep 2021
Abel Rodríguez, Árbol de la vida y de la abundancia [Árvore da vida e da abundância], 2018. Tinta sobre papel, 153 x 153 cm. Coleção particular. © Levi Fanan /Fundação Bienal de São Paulo

Chegamos agora aos trabalhos de Abel Rodríguez, ou Don Abel, como é conhecido. 

Ele nasceu em 1944 em Cahuinarí, na Amazônia colombiana, e é um sabedor do povo Nonuya. Isso significa que ele foi treinado desde a infância para ser um “nomeador de plantas”, a pessoa que guarda o conhecimento da comunidade sobre as diversas espécies botânicas da floresta, os usos práticos delas e também a importância ritual de cada uma. 

Após passar a maior parte da vida na floresta, ele se mudou para Bogotá no começo dos anos 2000, quando tinha praticamente 60 anos. Lá, começou a trabalhar para uma fundação de preservação ambiental. Como ele não era alfabetizado em castelhano, a forma que encontrou para transmitir seus conhecimentos foi desenhar a floresta, de memória, mesmo sem nunca ter tido uma educação formal nesse sentido.

Seus desenhos não podem ser considerados apenas “obras de arte” no sentido que essas palavras têm na cultura ocidental, já que são, antes de mais nada, uma linguagem que Don Abel usa para difundir seu conhecimento.

Das 14 obras aqui expostas, destaco a “Árvore da Vida e da Abundância”, de 2018, feita em lápis e tinta sobre papel. A obra tem um metro e meio de altura por um metro e meio de largura. Nela, está retratada uma gigantesca árvore com um grosso tronco marrom, que vai ficando mais fino à medida que sobe e se ramifica em galhos. Podemos perceber os galhos e a parte superior do tronco através da folhagem verde da imensa copa. Suas delicadas folhas são retratadas individualmente e cuidadosamente pintadas em diversas tonalidades de verde.

Na copa, é possível identificar alguns frutos vermelhos e amarelos, além de algumas folhagens mais pontiagudas que parecem ser de outra espécie que vive nos galhos da árvore. Dela, caem inúmeros frutos amarelos, verdes e vermelhos em direção aos animais logo abaixo. São dezenas deles: pacas, cotias, quatis, aves… E é pelo diminuto tamanho que estão representados que podemos verificar a imensidão da árvore. No chão, entre dois animais, bem próximo do grosso tronco, está um pequeno e inofensivo machado. 

Mais que representar, os desenhos de Don Abel apresentam. As árvores e as plantas são pacientemente construídas no papel, folha por folha, galho por galho, fruto por fruto. Quase nunca as plantas são apresentadas sem os animais que se nutrem delas. Isso porque Don Abel quer fazer um retrato fiel da floresta. Para tanto, ele precisa retratar o ecossistema como ele é, ou seja, colocando cada elemento em relação inseparável com tudo o que o rodeia. Na natureza, nada vive sozinho.

Compartilhe
a- a a+