Círculo de Arte #11 - Cadernos de Carolina Maria de Jesus Programação pública

20 Nov 2021 16:00 - 18:00 Pavilhão da Bienal
Vista do enunciado <i>Cadernos de Carolina de Maria de Jesus</i> na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do enunciado Cadernos de Carolina de Maria de Jesus na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal que têm por objetivo a construção compartilhada de sentidos sobre as obras expostas e as possíveis relações entre elas. Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Paulo Freire, serão realizados treze Círculos de Arte, um por semana, sobre os enunciados que organizam a exposição.

Inscreva-se! As vagas são limitadas.

Local: espaço de mediação, localizado no térreo



Círculo de Arte #11 - Cadernos de Carolina Maria de Jesus
Nascida em Sacramento (Minas Gerais), Carolina (1914-1977) viveu deslocamentos sucessivos até chegar à metrópole paulistana, onde começou a coletar cadernos e, ao invés de vendê-los por quilo, utilizou-os para experimentar a si mesma como escritora. Desde então, ela se via como uma autora que falaria diretamente da sua situação, de seus conflitos, revoltas e sonhos, mas que também poderia escrever poemas, peças teatrais, romances, provérbios e contos. Seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, lançado em 1960, teve mais de 100 mil exemplares vendidos apenas naquele ano. A quantidade e diversidade de manuscritos inéditos guardados na cidade de Sacramento são o testemunho do violento silenciamento de sua voz literária complexa. O enunciado Cadernos de Carolina Maria de Jesus na 34ª Bienal engloba todos escritos após Quarto de despejo e enfatiza a importância de se olhar para além desse livro em que se tende a concentrar e reduzir a complexa figura de Carolina Maria de Jesus.





Círculo de Arte #11 - Cadernos de Carolina Maria de Jesus
20/11, sábado, 16h
Ponto de encontro: Espaço de Mediação do térreo

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+