Mesmo nunca tendo visitado o Brasil, o pintor italiano Giorgio Morandi (1890-1964) marcou fortemente o circuito artístico nacional. Como parte da programação da exposição Ideias | O legado de Giorgio Morandi no Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo, acontece, no dia 9 de novembro (terça), às 19h30, o encontro online e gratuito sobre circulação do artista nas Bienais de São Paulo e no acervo do Museu de Arte Contemporânea, além de refletir sobre as acaloradas polêmicas que tomaram conta do certame brasileiro em 1957.
Participam do webinário, a diretora do MAC-USP, Ana Gonçalves Magalhães, o curador geral da 34ª Bienal de São Paulo, Jacopo Crivelli Visconti, e Victor Murari, pesquisador da linha de Teoria e Crítica de Arte e doutorando do Programa de Estética e História da Arte (USP).
Inscreva-se gratuitamente aqui! O evento possui certicificado de participação.
A exposição Ideias | O legado de Giorgio Morandi integra a rede de instituições parceiras da 34ª Bienal de São Paulo e também será exibida no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro, de 15 de dezembro de 2021 a 21 de fevereiro de 2022.
-
Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
-
Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).