Roger Bernat

 Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] <i>Pim-pam</i> [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] Pim-pam [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork]  <i>Pim-pam</i> [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] Pim-pam [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork]  <i>Pim-pam</i> [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] Pim-pam [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] <i>Pim-pam</i> [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] Pim-pam [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] <i>Pim-pam</i> [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo
Vista do público em performance espontânea a partir da obra [View of the public performing the artwork] Pim-pam [Pa pum] (2021), de [by] Roger Bernat, na [at] 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Roger Bernat (1968, Barcelona, Espanha) trabalha regularmente com uma grande equipe de colaboradores de diversas áreas – net-art, sound design e teatro documental. Embora seus projetos tenham sido apresentados principalmente em contextos teatrais, seus dispositivos têm sido exibidos igualmente nos espaços de arte, especialmente na última década.

A obra de Roger Bernat evidencia o paradoxo entre a crise da democracia representativa e seus desdobramentos em práticas de ação direta, e em novas formas de troca e de produção de conhecimento fomentadas pelas tecnologias computacionais, nas quais as posições de emissor e de receptor são desfeitas. Em 2008, Bernat cria Domini Públic, uma peça em que o público, guiado por fones de ouvido, "atuava" entre os transeuntes de uma praça, construindo uma arquitetura social efêmera. Em Numax-Fagor-plus (2014) ele propõe a reencenação das assembleias de trabalhadores das fábricas Numax e Fagor, utilizando os enunciados da luta dos trabalhadores como protocolos teatrais capazes de criar um sujeito coletivo histórico que já não existe. Talvez a mais ambiciosa das propostas de Bernat seja Desplazamiento del Palacio de la Moneda [Deslocamento do Palácio da Moeda] (2014), trabalho realizado em Santiago (Chile), no qual várias organizações sociais e de bairro movem uma maquete do Palacio de la Moneda – um ícone da democracia no Chile, mas também de sua destruição golpista – até o bairro de menor renda per capita da cidade. Em todas as suas obras, o teatro expandido se transforma em um dispositivo total para um público que é chamado a ser ator da história.

PIM PAM – Playground [PA PUM – Playground] é uma onomatopeia; um jogo rítmico que encapsula um instante que vai e volta, como a batida da bola na parede num jogo de squash. Para essa instalação, o artista e dramaturgo Roger Bernat e seu grupo FFF criam um jogo simples, sem muitas regras, para todos os que quiserem jogá-lo. Fones de ouvido são distribuídos em carrinhos ao longo do pavilhão. Ao seguir as instruções sussurradas nos fones, os visitantes podem iniciar uma estranha visita à Bienal e, ao mesmo tempo, parasitá-la. 

PIM PAM – Playground [PA PUM – Playground] remete a um mundo de protocolos diretos e indiretos, no qual as pessoas estão sujeitas a forças externas, ataques sucessivos que emancipam ou destroem. Durante a COVID, essas orientações aumentaram, condicionando movimentos e questionando liberdades a um ponto irreversível. Essa obra nos torna conscientes de um jogo que só podemos compreender à medida que continuarmos jogando.



Apoio: AC/E – Acción Cultural Española e Institut Ramon Llull

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
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