Eleonora Fabião

Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance <i>nós aqui, entre o céu e a terra</i> [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]
Vista da [View of the] performance nós aqui, entre o céu e a terra [We here, between sky and earth] (2021), de [by] Eleonora Fabião, na [at the] 34ª Bienal de São Paulo. Foto [photo]: Jaime Acioli. Cortesia da artista [Courtesy of the artist]

Desde 2008, as ruas têm sido o espaço primordial para Eleonora Fabião (1968, Rio de Janeiro, RJ), pois é de onde nascem e para onde convergem muitas de suas ações. Na maior parte das vezes, ela inicia essas ações após definir um conjunto de notações – que ela chama de programas – para um território determinado. Por exemplo, em Ação carioca #1: converso sobre qualquer assunto (2008), realizou performances nas ruas do centro do Rio de Janeiro orientada pelas seguintes linhas: “Sentar numa cadeira, pés descalços, diante de outra cadeira vazia (cadeiras da minha cozinha). Escrever numa grande folha de papel: 'converso sobre qualquer assunto'. Exibir o chamado e esperar”.

Justamente por serem claros, precisos e simples, seus programas podem ser cumpridos fielmente, criando oportunidade para o acontecimento intenso de tudo que a artista não pode e nem deseja predeterminar – a infinita variabilidade da vida e dos encontros no espaço público. Nos últimos anos, além da unidade “artista” e da variável “cidadãos”, as ações de Fabião têm contado com a cumplicidade de “colaboradorxs” previamente convidados a partilhar algumas etapas das ações. Simultaneamente, suas proposições têm se debruçado sobre possibilidades de mediação e atravessamento entre contextos públicos diversos. Assim, as ações de Fabião são vividas como exercícios coletivos que fazem vibrar propriedades visíveis e invisíveis dos lugares, dos objetos, das pessoas e dos caminhos.

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+