Em suas coreografias, Trajal Harrell (1973, Georgia, USA) combina referências da história da dança, principalmente da vanguarda estadounidense dos anos 1960, com elementos e movimentos procedentes de outros contextos e histórias, como o voguing, o hoochie koochie e o butô. Nesses encontros inéditos e extremamente férteis, revelam-se conexões entre campos distintos das artes performáticas, ao passo que corpos, identidades e vozes que destoam da narrativa convencional da dança contemporânea ganham visibilidade. Harrell constrói, assim, um corpus único, marcado exatamente por esse caráter híbrido e rizomático, provocando o espectador a imaginar histórias alternativas da dança.
Twenty Looks or Paris is Burning at the Judson Church [Vinte olhares ou Paris está queimando na Judson Church] (2009 - 2013), o conjunto de peças que tornou Harrell conhecido, parte de dois distintos cenários de Nova York nos anos 1960: o Judson Dance Theater, grupo que se apresentava na Judson Memorial Church, na Washington Square, e os bailes de voguing do Harlem. O Judson Dance Theater, ativo entre 1962 e 1966, reunia dançarinos, compositores e artistas visuais para experimentações que, posteriormente, culminariam na criação do que se denomina dança pós-moderna. Já no Harlem, no mesmo período, surge o voguing, uma competição de dança organizada em bailes da comunidade LGBT afro-americana, que se apropria do vocabulário da moda e de Hollywood. O ciclo de performances de Harrell surge de uma pergunta provocatória: o que aconteceria se, em 1963, alguém do voguing, do Harlem, fosse ao Greenwich Village para se apresentar na Judson Church? Ou se ocorresse o cenário contrário? Nesse improvável intercâmbio, recolocam-se e confrontam-se duas experiências de profunda ruptura com o status quo dominante à época: a dança pós-moderna, na qual as coreografias são frequentemente construídas a partir de gestos cotidianos e aparentemente banais, e o voguing, marcado por uma hiper-performatividade barroca e afirmativa de gêneros e raças orgulhosamente opostos à heteronormatividade patriarcal.
Dancer of the Year Shop #3 [Dançarino do ano Loja #3] na 34ª Bienal de São Paulo
A obra Dancer of the Year Shop #3 será ativada ao longo do período expositivo de quinta a sábado, das 11h às 12h e das 14h às 15h. Nesses horários, os interessados poderão saber mais sobre os objetos expostos.
A instalação toma a forma de uma loja onde Harrell põe à venda objetos pessoais de valor inestimável, tais como relíquias de família. Reflexões sobre origens, heranças e (auto)valorização por meio da inserção no circuito artístico conectam o solo de dança com a obra, que também representa um novo capítulo no esforço de Harrell para testar os limites de sua prática performativa no contexto de museus e espaços expositivos.
Objetos expostos:
- Marble Head (Volakas Marble Ridged) with Mother’s Wig [Cabeça de mármore (Volakas Marble Smooth) com Peruca de Mãe] | DOTY | DOTY SHOP, 2018
- Marble Head (Volakas Marble Smooth) with 11838 Mother’s Wig [Cabeça de mármore (Volakas Marble Smooth) com Peruca de Mãe] | DOTY | DOTY SHOP, 2018
- Marble Head (Onyx) with Mother’s Wig [Cabeça de mármore (Onyx) com peruca de mãe] | DOTY | DOTY SHOP, 2018
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Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
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Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).