Círculo de Arte #5 - Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant Programação pública

09 Out 2021 16:00 - 18:00 Pavilhão da Bienal
Vista da sala expositiva dedicada ao enunciado Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant na 34ª Bienal de São Paulo. ©Giovanna Querido / Fundação Bienal de São Paulo
Vista da sala expositiva dedicada ao enunciado Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant na 34ª Bienal de São Paulo. ©Giovanna Querido / Fundação Bienal de São Paulo

Os Círculos de Arte são momentos de conversa entre o público e a equipe de mediação da 34ª Bienal que têm por objetivo a construção compartilhada de sentidos sobre as obras expostas e as possíveis relações entre elas. Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Paulo Freire, serão realizados treze Círculos de Arte, um por semana, sobre os enunciados que organizam a exposição.

Inscrições abertas aqui! As vagas são limitadas.

Local: espaço de mediação, localizado no térreo



Círculo de Arte #5 - Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant 
A leitura e releitura dos escritos do filósofo e poeta martinicano Édouard Glissant foram um exercício contínuo na preparação da 34ª Bienal, especialmente de seu projeto educativo. Glissant nos mostra que os significados sejam das obras de arte ou das identidades individuais e coletivas estão em transformação constante, alimentada pelos encontros com todas as outras coisas, todas as línguas, todos os lugares. No enunciado Corte/Relação, um encontro fabulado entre Glissant e Antonin Artaud nos apresenta uma teia que enreda textos, desenhos, cadernos, vozes e fragmentos de autores à primeira vista tão diferentes. Neste Círculo de Arte, adentramos essa teia indagando: a palavra é uma ponte entre o eu e o outro? E o som, que pontes ele pode construir? Que palavras, sons ou gestos você gostaria de lançar ao mundo?



Círculo de Arte #5 -  Corte/Relação em Antonin Artaud e Édouard Glissant 
09/10, sábado, 16h
Ponto de encontro: Espaço de Mediação do térreo

  1. Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
  2. Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
Compartilhe
a- a a+