A partir do pensamento de Èdouard Glissant, da poética da relação e das obras do artista Jaider Esbell, a visita temática – Rasurando a perspectiva do "universal" propõe uma investigação poética dos artistas, dos enunciados e da arquitetura para além das categorias trazidas da etnologia, antropologia, entre outras ciências nascidas em um contexto positivista e universalizante. O público é convidado a percorrer a 34ª Bienal de modo sensível a fim de criar e recriar as relações com os trabalhos no espaço expositivo. Com mediação de Bruna de Jesus, Júlia Cavazzini, Juliana Melhado, Lia Emi, Lúcia Machado e Wanessa Yano.
Inscrições abertas aqui! As vagas são limitadas.
Ponto de encontro: espaço de mediação localizado no térreo ao lado do guarda-volumes.
Visita temática – Rasurando a perspectiva do "universal"
28/11 (domingo), às 16h
Duração: 1h
Vagas limitadas
A equipe de mediação é composta por dezenas de profissionais com formações e repertórios diversos. Neste tipo de visita, essas pessoas mobilizam seus conhecimentos para criar experiências de mediação na exposição a partir de recortes temáticos em horários programados.
-
Caroline A. Jones, Eyesight Alone: Clement Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).
-
Greenberg’s Modernism and the Bureaucratization of the Senses (Chicago: University of Chicago Press, 2005).